Neste artigo, explicaremos a diferença entre as funcionalidades de tópicos e atributos de avaliações da plataforma Konfidency Reviews.
Ambas as funcionalidades servem para coletar avaliações mais completas dos consumidores, mas a diferença principal está no momento e como as duas coisas impactam a coleta de avaliações.
As duas também podem ser associadas a categorias de produtos específicas, permitindo que sejam avaliadas características específicas que fazem sentido só para uma ou algumas categorias de produtos vendidos na loja.
E você pode optar por usar cada uma delas separadamente, ou usá-las em conjunto.
Tópicos
Os tópicos são uma forma de incentivar que o consumidor escreva sobre características específicas do produto ou do processo de compra com a loja no texto das avaliações.
Na jornada de avaliação, os tópicos são exibidos junto ao campo onde os consumidores escrevem o texto das avaliações, como na imagem abaixo:
A medida que o consumidor escreve o texto da avaliação, nossa inteligência artificial identifica se os tópicos estão presentes, marcando quais já foram citados e mostrando uma barra de progresso, com o objetivo gerar um incentivo para completar aquela missão.
Apesar dos incentivos, não é obrigatório que o consumidor complete nenhum dos tópicos sugeridos, mas pode servir como um ponto de partida para os consumidores que estão em dúvida sobre o que escrever no texto da avaliação.
Os tópicos não são exibidos após a coleta da avaliação, eles são idealizados para coletar avaliações com textos mais completos.
Dicas para tópicos
Como os tópicos são avaliados em tempo real por nossa inteligência artificial, existem algumas boas práticas que sugerimos:
Mantenha os nomes dos tópicos o mais curtos possível, de preferência em uma ou duas palavras
Prefira palavras mais generalistas, por exemplo, ao invés de cadastrar o tópico "beleza", é mais recomendado usar "aparência", pois este identificará tanto comentários que citem que é feio quanto comentários que citem que é bonito.
Como uma funcionalidade baseada em inteligência artificial, a identificação de tópicos está sujeita ao que é conhecido como alucinação, que é quando a I.A. identifica incorretamente o contexto, podendo marcar alguns falsos positivos ou não marcar alguns termos relacionados.
Se encontrar cenários assim, envie um feedback para aprimorarmos nossa I.A.
Atributos
Os atributos são características do produto que o consumidor pode avaliar numa escala de 1 a 5 estrelas, e sempre são exibidos para o consumidor após ele enviar a avaliação do produto, garantindo que a avaliação já tenha sido salva quando são solicitados.
Fica a critério do consumidor complementar a avaliação com os atributos ou finalizar somente com os dados já inseridos na etapa inicial (nota, comentário e foto).
Nas páginas de produto, os atributos geram uma média das notas, além de exibir as notas individuais que cada consumidor preencheu.
No dashboard, também são exibidos os detalhes dos atributos que o usuário enviou em cada avaliação
Dicas para atributos
Se usar em conjunto com os tópicos, pode ser uma boa estratégia utilizar os mesmos termos, para que o texto e os atributos sejam consistentes entre si, gerando mais confiança para os consumidores que visitam o produto
Manter em formato de substantivos pode ser mais vantajoso do que em formato de perguntas, por exemplo: "Qualidade" funcionará melhor que "O que você achou da qualidade do produto?"
Uma vez criado um atributo, o seu nome não pode ser editado pelo dashboard
Você pode definir uma ordem para os atributos em sua criação (ou edição), sendo exibidos para o consumidor do menor para o maior número na ordem atribuída
Tópicos e atributos ajudam sua loja a coletar avaliações ainda mais completas e úteis para seus consumidores, ajudando a criar ainda mais confiança.
Se tiver qualquer dúvida sobre as funcionalidades, é só chamar no chat no próprio dashboard que nosso time estará sempre pronto para ajudar!